A segurança dos doentes é a principal prioridade da Novo Nordisk. Por isso, estamos comprometidos em lutar contra a contrafação de medicamentos e outras atividades ilícitas que põem em risco a segurança e a eficácia destes produtos. A falsificação de medicamentos constitui um perigo para a saúde pública. O combate a esta prática requer a colaboração da indústria farmacêutica e da sociedade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os produtos falsificados impactam milhões de pessoas em todo o mundo. Nos países de baixo e médio rendimento, pelo menos, 1 em cada 10 medicamentos é falsificado. Além disso, com o crescimento das vendas de produtos de saúde pela internet, os doentes correm um risco acrescido de serem expostos a falsificações em sites não regulamentados. Segundo a National Association of Boards of Pharmacy (NABP), quase 95% dos cerca de 40.000 sites que vendem medicamentos sujeitos a receita médica operam ilegalmente.
A OMS define como "falsificados", os medicamentos e produtos de saúde que, de forma deliberada ou fraudulenta, apresentam informações incorretas sobre a sua identidade, composição ou origem. No caso de medicamentos fabricados ilegalmente, podem não conter princípios ativos, conter os princípios ativos incorretos ou em dosagem incorreta, ou até substâncias prejudiciais. Isso pode fazer com que o medicamento não tenha efeito terapêutico ou, até mesmo, provocar incidentes graves nas pessoas que os tomam.
Os produtos de saúde falsificados são um problema transversal a todos os países e afetam todas as áreas terapêuticas, incluindo medicamentos injetáveis e que salvam vidas, usados para tratar doenças como a diabetes ou a obesidade. Frequentemente, este crime é incentivado pela elevada procura de determinados medicamentos, o que faz desta prática ilícita uma atividade muito lucrativa.
A Novo Nordisk implementou uma abordagem multidisciplinar para salvaguardar os nossos medicamentos e produtos de saúde contra esta ameaça multidimensional, procurando assim garantir a segurança dos doentes.
A Novo Nordisk desenvolveu uma estratégia clara: Prevenir, Detetar e Responder, para enfrentar a falsificação dos nossos medicamentos. Esta estratégia inclui todas as medidas, estratégicas e operacionais, incluindo a obrigatoriedade de notificação às autoridades de saúde locais, a coordenação de resposta a incidentes e estratégias de mitigação.
Para prevenir a falsificação dos nossos medicamentos, estamos comprometidos em manter e fortalecer a integridade da cadeia de abastecimento através da realização de auditorias e da implementação de normas de segurança nas instalações da Novo Nordisk e dos nossos fornecedores. Atribuímos prioridade ao envolvimento de partes interessadas externas, à educação e sensibilização, além de apoiarmos as autoridades de saúde através de ações de capacitação e partilha de informação.
Como membro ativo de várias organizações globais, regionais e locais, nomeadamente a Federação Europeia das Indústrias e Associações Farmacêuticas (EFPIA) e o Instituto de Segurança Farmacêutica (PSI), contribuímos para os esforços comuns da indústria na luta contra a falsificação de produtos de saúde.
Para preservar a segurança do doente, trabalhamos diligentemente para detetar produtos ilícitos, através da monitorização de queixas de doentes, profissionais de saúde e autoridades, bem como através de ações de vigilância no terreno e nos canais online. A Novo Nordisk colabora com serviços de segurança especializados na investigação e identificação de atividades ilícitas, que apoiam na realização de ações de fiscalização sempre que necessário.
A Novo Nordisk responde aos casos de produtos falsificados cumprindo todos os regulamentos relevantes e apoia ativamente as autoridades e os reguladores. Comunicamos sistematicamente incidentes confirmados a todas as autoridades de saúde locais, para que estas possam atuar, e tomamos as ações adequadas para promover a rastreabilidade e a apreensão de medicamentos e produtos de saúde ilegais.
A Novo Nordisk permanece firme no compromisso com a segurança dos doentes ao combater proativamente a falsificação de medicamentos e produtos de saúde. Através da implementação e reforço constante de medidas de segurança e da colaboração com autoridades e parceiros da indústria, procuramos proteger a saúde dos doentes e garantir a integridade dos nossos produtos. Incentivamos fortemente uma ampla consciencialização sobre os perigos inerentes aos produtos falsificados e apelamos a que os doentes, os profissionais de saúde e toda a cadeia de abastecimento, assumam uma atitude vigilante, para garantir a segurança de todos os que utilizam os nossos medicamentos.
Se suspeita que um medicamento ou produto da Novo Nordisk é falsificado, por favor, notifique-nos diretamente através de um dos seguintes canais de contacto:
Para que se investigue adequadamente o medicamento ou produto suspeito de falsificação, é importante enviar a amostra ou fornecer o número de lote. Em caso de dúvida, não administre o medicamento e entre em contacto com o seu médico ou farmacêutico.
Em alternativa, contacte a Novo Nordisk Portugal.